sexta-feira, 29 de abril de 2016

AMIGOS DO TAÇAS - RAPHAELA FALCONI

Olá!! Hoje estréia aqui no Blog a coluna AMIGOS DO TAÇAS!




Todo mês uma pessoa querida virá falar um pouco do que gosta no mundo dos vinhos... sobre uma experiência bacana, um vinho que não vive sem, uma viagem regada a um bom tinto ou um lugar legal que dividiu uma tacinha com alguém.

A primeira convidada é a nossa querida amiga Raphaela Falconi (@raphafalconi). Somos amigas desde a adolescência em Boa Esperança (Sul de Minas), mas como a Rapha é daqui de BH, a gente só se encontrava nas tão aguardadas férias e feriados prolongados. 


Raphaela Falconi

Sua família é toda linda e querida: mãe e irmãos... ah! e ela é casada com o Léo e tem 2 lindas filhas gêmeas, a Ana e a Duda (nada mal pra começar essa coluna, com uma pessoa que gosta de vinhos e entende de gêmeas, não é?? rsrs...). Hoje moram em Orlando, na Flórida (USA). O destino acabou mandando uma pra cada lado, mas nada que a internet não resolva. Nós nos falamos sempre e acompanhamos a vida umas das outras sempre também.

Rapha, muito obrigada pela sua participação na estréia da nossa nova coluna!! Esperamos você mais vezes aqui no Taças!!

Bom, segue abaixo os comentários sobre um Moscato Bianco delicioso que a Rapha provou geladinho no fim de semana passado em Miami:


Olá minhas queridas amigas e leitores deste blog sensacional que adoro! 

É uma alegria imensa poder participar e dividir um pouco dos vinhos que experimento e gosto! Meu nome é Raphaela Falconi, não sou nenhuma especialista em vinhos, sou uma apreciadora e amiga das Taças Gêmeas queridas (Laura e Andréa). Moro nos USA há quase 4 anos e por aqui a diversidade e preços dos vinhos é bastante atrativa para quem curte a bebida! Tenho minhas uvas preferidas, mas tento experimentar e explorar outros sabores também! Hoje minha dica vai para aquela tarde de calor, na piscina , na praia ou em um picnic com a família e os amigos. 
Escolhi para  indicar a vocês o vinho: Santo Moscato D'Asti D.O.C.G




A uva Moscato Bianco, de coloração amarela dourada quando madura, a cada ano, é prensada como acontecia no século XVII - Giovanni Battista Croce, joalheiro da Casa de Savoia, foi o primeiro a codificar as regras para a sua vinificação. Utilizam-se trituradores especiais para uma prensagem suave e para separar os materiais sólidos, cascas e talos. São prensas delicadas, à base de ar ou água, que trabalham com o cuidado de respeitar a integridade da uva.

O suco resultante é então transferido para cubas de inox, onde é mantido resfriado a uma temperatura de 0 graus, para evitar a  fermentação.
O resto do Moscato Bianco pode dar origem a dois vinhos DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), que têm uma discreta percentagem de açúcar não fermentado, mas são vinhos delicados, não enjoativos e equilibrados, com a acidez na medida certa, o residual de açúcar e com aromas primários característicos da uva Moscato - notas florais e de frutas como pêssego, damasco, limão e laranja. Esses dois vinhos são Moscato d’Asti e Asti espumante. 




O Moscato d’Asti é a versão mais doce (porém equilibrada) e menos efervescente. Uma bebida que cada vez mais ganha espaço em restaurantes e lojas especializadas na venda de vinhos. 
Costuma apresentar teor alcoólico entre 4,5% e 6,5%.
Deve ser consumido muito jovem, de preferência entre 1 ano.



Sobre a uva Moscato Bianco:
A Moscato já era amplamente difundido entre os gregos e romanos. Segundo estudos científicos recentes, parece que a uva Moscato foi a primeira a ser cultivada para a produção de vinhos.
Suas videiras se concentram principalmente na região do Piemonte, na Itália, numa zona onde as uvas Moscato dão o melhor de si. Atualmente esta uva está espalhada por quase todos os países produtores de vinho.
Com a uva Moscato Bianco são produzidos, especialmente, vinhos doces e aromáticos, frisante ou espumante. Utilizando a técnica de secagem das uvas, também é possível obter vinho passito de excelente qualidade. São mais raros, porém não menos interessantes, os vinhos secos utilizados principalmente como aperitivos.


Acompanhamento:
Com sobremesas e frutas, além de ser ótimo para acompanhar saladas verdes e finalizar uma salada de frutas em um dia ensolarado.


Aqui nos Estados Unidos o preço médio da garrafa sai em $10,00 e $12,00. 

Espero que tenham gostado! 
Beijos e até a próxima! 

NOTA: Procuramos o Santo Moscato D'Asti D.O.C.G aqui no Brasil e o produto estava indisponível em diversas lojas online. Encontramos alguns rótulos similares com os preços entre R$ 65,00 e 125,00. 

2 comentários:

  1. Que legal!!! Adorei! Muito bacana compartilhar as experiências de amigos do Taças! Belas dicas, Rapha! Bjos meninas!!!

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Adoro vinho branco! Parabéns Rapha pelo texto!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir