sexta-feira, 24 de junho de 2016

QUAL O MELHOR SACA ROLHAS?

Olá!
Esses dias me peguei em uma loja de utilidades domésticas vendo uma infinidade de tipos de saca rolhas, querendo levar algum pra casa. Mas aí pensei: será que preciso de mais um? Na verdade precisar mesmo eu acho que não, mas que fiquei com vontade de adquirir um de última geração, que quase saca a rolha só de olhar pra ele... isso eu fiquei...

Coincidentemente eu li um artigo sobre o assunto essa semana (foi na revistaadega.uol.com.br ), e achei muito interessante compartilhar por aqui também.



A evolução dos tipos de saca rolhas veio com a evolução dos formatos das garrafas que antes eram esféricas, depois meio achatadas (como uma cebola), o que facilitava a sua abertura já que elas permaneciam em pé e a rolha podia ficar com metade do seu "corpo" pra fora da garrafa.

"Em meados do século XVII, as garrafas já haviam evoluído para um formato cilíndrico, podendo ser armazenadas horizontalmente – o que dava mais espaço nas adegas, já que podiam ser colocadas lado a lado. As rolhas tiveram que acompanhar essa mudança, passando a também ser cilíndricas e com diâmetro padrão. Portanto, remover essas “novas rolhas” já não era tarefa tão simples e um artefato especial para abrir as garrafas precisou ser desenvolvido".

Os saca rolhas mais antigos datam-se de 1676.

"Atualmente, a indústria facilitou e muito a vida dos enófilos, criando saca-rolhas modernos em que simplesmente não se faz esforço algum para abrir uma garrafa.
A infinidade de modelos é incrível. Baseados em princípios de mecânica simples, como alavancas, eles possuem inúmeros designs, mas a finalidade é sempre a mesma: ajudá-lo a liberar o líquido cuidadosamente guardado por aquele vedante de cortiça. Apesar de teoricamente servirem para o mesmo fim, cada um pode servir para uma ocasião diferente."

Alguns são mais fáceis de manusear, outros é necessário bastante prática. 
Na minha humilde opinião, o melhor modelo é aquele vc fica mais confortável em utilizar:

Borboleta

Tradicional



Sommelier
Elétrico



Coelho

De mesa
Pressão



Pinça




7 comentários:

  1. O meu favorito é o Sommelier - mas o de 2 tempos, como o da ilustração. Pequeno, prático e elegante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Concordo com vc, mas eu tenho muita dificuldade com ele... rsrsrs... então prefiro o borboleta até que eu compre o elétrico, que é meu sonho de consumo!!

      Excluir
  2. Não consigo me adaptar ao saca rolha Sommelier. Preciso imprimir muita força e as vezes a rolha quebra . Ainda estou procurando um que eu me adapte.

    ResponderExcluir
  3. Voce tem saca rolhas antigos para venda tenho interesse na compra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdemir! Não temos não, esse blog é somente para informações e curiosidades! Um abraço!

      Excluir