quarta-feira, 10 de agosto de 2016

ENCONTRO DE VINHOS 2016 - MUSEU ABÍLIO BARRETO

Olá!
Neste final de semana que passou aconteceu o ENCONTRO DE VINHOS 2016 - BELO HORIZONTE e nós estivemos por lá. 
O evento foi no jardim de um museu (Museu Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim aqui em BH), e começou por volta de meio dia... aquele solzinho de final de inverno por entre as árvores juntando com MPB tocando ao vivo trouxeram um gostoso clima e uma tarde bem agradável.

"O Encontro de Vinhos é um evento itinerante que percorre 6 cidades – Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Curitiba – e reúne milhares de pessoas em torno do vinho.

Pensado para ser um evento que traga boas experiências para os visitantes, o Encontro de Vinhos reúne música, gastronomia e diversão em torno do vinho. 
Os visitantes entram, pegam uma taça e podem provar todos os vinhos que desejarem, sem nenhum custo adicional.

Temos sempre uma área gourmet, geralmente com foodtrucks, que funcionam como uma praça de alimentação e testes de harmonização. Os visitantes podem adquirir o que preferirem para comer e beber seu vinho tranquilamente." encontrodevinhos.com.br


O convite custou R$ 80,00. Dava direito a uma taça de acrílico colorida com o logo do evento e às degustações de todos os vinhos disponíveis nos stands dos produtores e expositores que, segundo o site do evento, tinham mais de 200 rótulos disponíveis.

Boa ideia? Sim... mas vamos por partes... 

Como chegamos cedo, no início foi uma maravilha! Fácil de chegar até os stands, os produtores vinham até nós para explicar os rótulos e degustávamos uns 3 ou 4 tipos diferentes de vinhos em cada stand rapidamente, sem nenhum problema (quando falamos de degustação, estamos falando de mais ou menos 20 ml da bebida na taça - "um dedinho"... mas alguns expositores eram mais generosos...) 



  
Degustamos uma infinidade de rótulos, alguns já conhecíamos e apreciamos novamente, outros conhecemos lá e passamos a gostar. 
Alguns excelentes, outros bons... mas de verdade, não recordamos de ter degustado nenhum ruim.
Estávamos em 4 pessoas, 3 tomando vinho e 1 com sua "marmitinha" de Heineken.. rsrs... 

Mas, o evento teve um lado que não agradou muito...

Encheu demais... portanto tivemos que ficar num lugar um pouco mais afastado dos stands para ficarmos mais confortáveis. Sendo assim, tínhamos que caminhar de onde estávamos e enfrentar um tumulto de gente para pegar alguns mls de vinho, ou seja... o serviço passou a ficar escasso, ruim, cansativo... a ponto de ter que aguentar cara feia de expositor ao pedir uma outra tacinha.

Comida: pouquíssimas opções e muito caras!!! Tá certo que o evento era pra degustação de vinhos, mas pra passar a tarde era necessário opções de acompanhamentos... e ficou bem a desejar... 

Não sei se ficamos comparando com a feira que fomos mês passado... (onde pagamos R$ 30,00 - convertidos em compras ao final do evento - e tivemos os mesmos benefícios desse evento, além de ter sido num espaço excelente, com muitas opções de vinhos e acompanhamentos e além de tudo com água geladinha de cortesia) mas acho que este encontro nos decepcionou um pouco... 

Em maio também fomos em outro evento onde a entrada era gratuita e pagávamos somente pela taça ou pela garrafa.. portanto comprávamos taças generosas a preços justos ou garrafas a preço de custo e ainda ouvindo um bom jazz.

Ao final do evento ficávamos pensando: se tivéssemos juntado os valores que pagamos aqui, teríamos feito nosso próprio encontro de vinhos e aproveitado muito mais. 

Como diz o ditado: "quem converte não diverte"... pois bem... nós dizemos que "quem não diverte, converte sim!" , porque se tivesse sido excelente, teria valido cada centavo!

Resumo da ópera: Foi bom sim, mas não valeu a pena. E acho que só iremos no ano que vem se estruturarem melhor o evento.


Nós e maridos!


8 comentários:

  1. Nossa... que delícia! Espero que ano que vem melhore a estrutura e eu possa ir com vcs! Adorei o post.

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas estou adorando o blog de vocês! Soube que acontecerá um encontro parecido aqui em Escarpas do Lago, é o 2° Festival de Vinhos e Jazz do Lago de Furnas, promovido pela adega Quinta do Lago lá de Escarpas mesmo, acredito que será bacana, não entendo muita coisa mas adoro vinho e estou pensando em me aventurar também nesses encontros rs! Bjo! Viviani (a irmã da Vanessa do curso de arquitetura em Itaúna)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviani, também não somos especialistas, mas adoramos um vinhozinho! rsrs... Ótima dica, vou tentar saber mais sobre esse Festival de Escarpas! E se vc for, está convidada a mandar informações pra gente publicar no blog, fechado? Um beijo!

      Excluir
    2. Ei Vivi, saudades de vc! Vamos procurar saber mais sobre este encontro tb! Quem sabe nos encontramos por lá! bjos

      Excluir
  3. Meninas, receberam meu post? Sou a Regina Perillo, jornalista da Casa Rio Verde, gostaria do contato de vocês para envio de notícias, convites etc. Podem me procurar no inbox do facebook, ou me passar os contatos. Bj Regina Perillo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faremos contato pelo inbox do facebook! Obrigada pelo interesse no nosso trabalho. Um abraço!

      Excluir