quinta-feira, 4 de agosto de 2016

ENÓLOGO, ENÓFILO E SOMMELIER: QUAL A DIFERENÇA?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre os títulos que os profissionais do vinho recebem. Afinal, você sabe qual a diferença entre ENÓLOGO, ENÓFILO E SOMMELIER? A gente explica...


A origem da palavra ENÓLOGO vem do grego: Eno (oinos: vinho) Logos (conhecimento). 
O enólogo é o profissional que trabalha nos vinhedos e na indústria de vinho. É ele o profissional que cuida da transformação da uva em vinho, supervisionando o processo até o engarrafamento. Nas vinhas ele analisa o solo, o método de irrigação, a escolha das mudas e até a técnica da poda e colheita. 
Na indústria, ele define as técnicas de vinificação, os cortes, o tempo de maturação e o momento certo de colocar o vinho no mercado. 
Para exercer a profissão no Brasil, um enólogo precisa ter certificação técnica ou diploma de nível superior. 
A  Lei nº 11.476, de 29 de maio de 2007 regulamenta as profissões de enólogo e de técnico em enologia.


O termo Sommelier origina-se do francês somme/sommier, cujo significado era pessoa responsável pelos animais de carga que na Idade Média puxavam os carros usados para o transporte de comidas e bebidas.
Nos tempos atuais, é aquele profissional que executa serviços especializados de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados, enotecas e em serviços de companhias aéreas e marítimas. 
Entre as atividades de um Sommelier estão: a preparação e o serviço do vinho, o armazenamento do produto e a elaboração da carta de vinhos de um restaurante. Isso trás conhecimento suficiente para orientação nas harmonizações dos clientes.
No Brasil, não é necessário diploma para atuar como Sommelier. No entanto, existe uma lei que regulamenta a profissão no país: Lei n° 12.467, de 26 de agosto de 2011.

Dica: “O trabalho de um Sommelier começa quando termina o do Enólogo.” 



Por último, mas não menos importante temos o Enófilo que é o apreciador de vinhos, como eu e você. Somos as pessoas para as quais o Enólogo e o Sommelier trabalham... eles entendem da produção até o serviço, incluindo harmonização e degustação. E nós Enófilos apreciamos.
A origem da palavra ENÓFILO também vem do grego: Eno (vinho) Filo (amizade).



“Enólogo é o indivíduo que perante o vinho toma decisões. Enófilo é o indivíduo que perante as decisões, toma vinho”. Bom, né?

Fonte: blogvinhotinto.com.br, wikipedia.org, entretacasecopos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário