quarta-feira, 15 de março de 2017

"LATE HARVEST", QUE TIPO DE VINHO É ESSE?

A expressão "vinho de sobremesa" pra mim é comum, já que trata-se de um vinho mais adocicado para ser consumido em pequena quantidade após a refeição. 
O que eu não sabia é que esse tipo de vinho tem um nome específico, é chamado de "Late Harvest". Tradução ao pé da letra: "colheita tardia".

Foto: Rouxinol de Pomares

Um vinho Late Harvest vem literalmente de uma colheita tardia. Suas uvas são cortadas mais tarde do que o normal. O motivo desta colheita tardia é que as uvas sejam afetadas pela botrytis cinérea, um tipo de fungo que cobre a pele das uvas e concentra os seus sabores.

A umidade provocada pelas neblinas matinais, junto com o ambiente quente de fim de verão e início de outono criam as condições perfeitas para a maturação da uva e o surgimento da botrytis nobre.
O surgimento deste "mofo", que cobre e penetra os grãos da uva, provoca uma série de reações químicas que modificam parâmetros como acidez e açúcar. Assim, no interior da baga começam a se formar aromas de mel, flores e tangerinas, que logo se intensificam e se aperfeiçoam durante o processo de vinificação.

Vale ressaltar que a doçura desse vinho não é a mesma daqueles vinhos ditos "suaves" baratinhos do supermercado não, ok?

Foto: Blog Evino

É relevante o tipo da uva. Para a produção do Late Harvest, a casta deve ser de pele fina, como são os casos da Sauvignon Blanc, Moscatel, Gewürztraminer, Furmint e Riesling.

"Os vinhos Late Harvest possuem um denominador comum: sua aparência e bouquet. Na taça, os vinhos podem desenvolver tonalidades de ouro, siena, ocre, chá, cerveja, âmbar, açafrão, canela e cobre. No nariz se desenvolvem diferentes famílias de fragrâncias: almíscar, resina, madeira de sândalo, caramelo, amêndoas torradas, chocolate, leite, flores, tília, acácia, magnólia, árvores frutíferas em flor, narciso, jasmim, gerânio, mel, frutos secos, marmeladas, damasco, pêras, pêssegos, melões, uvas e especiarias como baunilha. Na boca, o vinho doce é nobre e fino, além de ter que apresentar um equilíbrio perfeito entre doce, estrutura e acidez." conchaytoro.com

Aqui em baixo eu coloquei alguns rótulos para vocês conhecerem:







Nenhum comentário:

Postar um comentário